Chuva fica 40% abaixo da média na cidade de SP em janeiro, diz Inmet

O índice de chuva registrado em janeiro deste ano na cidade de São Paulo ficou 40% abaixo do esperado para o mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O acumulado foi de 156,2 milímetros de chuva no período. A média histórica é de 260 mm.
  •  
  •  
CHUVA EM SP  -  JANEIRO/2015                   
Chuva registrada
Média histórica
156,2 mm
260 mm
Regiões com mais chuva em SP
Mooca
308,3 mm
Vila Prudente
280,1 mm
Ipiranga
271,1 mm
(Fonte: Inmet/CGE)
Se considerarmos apenas a situação dos reservatórios, que ficam em outras cidades da Grande São Paulo, o Cantareira teve 54,6% das precipitações esperadas e o Alto Cotia, 34,5% (veja detalhes abaixo).
As precipitações devem ficar abaixo da média pelo menos até abril, segundo previsão do Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do Ministério de Ciência e Tecnologia. O resultado foi divulgado em 16 de janeiro, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília.
Chuva em janeiro
Em janeiro de 2014, o índice de chuva foi de 237,9 mm na capital. O registro mais baixo no mês de janeiro na cidade ocorreu em 1964, com acumulado de 94,8 mm. A medição histórica é feita pelo Inmet no Mirante de Santana, na Zona Norte. Por isso, estações mantidas por outros órgãos não são usadas para efeito de comparativo histórico, mas é comum que elas apresentem valores mais altos em outras regiões da cidade.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), vinculado à Prefeitura de São Paulo, por exemplo, registrou 187 mm de chuva na capital em janeiro, índice 28,8% menor do que o volume esperado para o mês. O cálculo é feito com a média dos dados das 26 estações do CGE instaladas .pela cidade
Share on Google Plus

Sobre Elias

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial